terça-feira, 3 de maio de 2011

LEI DO SILÊNCIO » Caça-barulho faz uma prisão Esquema de plantão contra a poluição sonora montado pela Secretaria de Segurança recebe 36 denúncias, interdita uma festa, notifica donos de bares e efetua uma prisão

 
Neste último final de semana, efetivos da Polícia Civil e peritos criminais da Superintendência de Polícia Técnica Científica realizaram o primeiro plantão especial de polícia judiciária de repressão à poluição sonora em São Luís. O resultado do trabalho contou com 36 denúncias via telefone; uma prisão em flagrante, na Areinha; interdição de um festejo e a notificação de vários donos de bares por apresentarem licenças vencidas.

O superintendente da Polícia Civil da Capital, Sebastião Uchoa, falou que o objetivo do trabalho policial foi coibir a prática da poluição sonora na capital e, neste primeiro momento, teve um saldo positivo.  Desde a última sexta – feira, a equipe estava na rua e, somente, neste dia, 16 denúncias foram registradas pelo telefone 3214-8652 e começou a partir das 21horas. No sábado, os registros começaram por volta das 15h e um total de oito ligações e, no domingo, também oito ligações. Apenas uma prisão em flagrante, que ocorreu no sábado, devido o som automotivo fora do padrão, na Areinha. Ainda neste dia, a equipe interditou um festejo de santo, no Anjo da Guarda, pela questão do horário e também apresentar um som fora do padrão.

Uchoa falou que vários donos de bares foram notificados por apresentarem licenças de funcionamento vencidas e devem se apresentar ainda esta semana, na Delegacia Especializada em Costumes e Diversões Públicas, no Centro, para renovar a documentação. Durante o trabalho, a polícia contou com o aparelho de medicação de som, o Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), conhecido como Decibelímetro. Este aparelho, segundo Uchoa, é um equipamento que vai ajudar a combater à poluição, devido sua exatidão na hora de marcar o limite de som e pressão da zoada. 
Mayara Rodrigues denuncou vizinhos que extrapolaram no barulho durante a comemoração da vitória do Flamengo. Foi prontamente atendida e teve sossego garantido. (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)
Mayara Rodrigues denuncou vizinhos que extrapolaram no barulho durante a comemoração da vitória do Flamengo. Foi prontamente atendida e teve sossego garantido.


Amanhã, o superintendente de Policia Civil da Capital; os delegados das delegacias especializadas do Meio Ambiente; de Costumes e Diversões Públicas e supervisores dos  Centros Integrados de Defesa Social estarão reunidos, na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Outeiro da Cruz, para traçar novas metas de trabalho para a realização dos próximos plantões especiais. “A reunião vai avaliar o primeiro trabalho como também planejar novas ações de trabalho, pois, só assim, teremos resultados positivos”, comenta Uchoa.

A promotora de vendas Mayara Rodrigues, moradora do São Francisco, foi uma das pessoas que denunciou o excesso de barulho do bairro onde mora. Segundo a promotora de vendas, no começo da noite de domingo, vizinhos estavam com som muito alto e festejavam a vitória do Flamengo, pois, isso acabou provocando irritabilidade e tensão. “Tive que chamar a polícia, não demorou para vir, mas quando chegou não encontrou mais a zoada. Fiquei sabendo que agora basta ligar para 3214-8652 ou 190, isto é ótimo”, diz Mayara Rodrigues.
Quem também ligou para a polícia, neste final de semana, foi o estudante Denílson Queiroz, morador do bairro do João Paulo, mas, não conseguiu falar com nenhuma pessoa. De acordo com o estudante, ligou várias vezes para o telefone 3214-8652 e o 190, pois, apenas chamava e outras vezes davam sinal de ocupado. “O meu vizinho colocou o som bem alto e ninguém falou nada, liguei para a polícia, mas não consegui obter respostas”, reclama o estudante. 

Fonte O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário