sexta-feira, 29 de abril de 2011

''MA tem a menor proporção de médicos em relação à população''

Informação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no programa Bom Dia Ministro.
Pedro Sobrinho / Imirante
Foto: Agência Brasilampliar

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse, em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na Mirante AM, que o Maranhão, hoje, é o Estado da Federação que tem a menor proporção de médicos em relação à população em geral, ou seja, 0.7 médicos por mil habitantes. Segundo o ministro, no Brasil inteiro, os dados são de 1.8, o que representa um índice baixo em relação a outros países que chegam a 2.3 e 2.5.

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o Maranhão é o Estado que mais precisa formar médicos. Ele sugeriu a criação de faculdades de Medicina, sobretudo no interior do Estado. Ainda, falando sobre o "Rede Cegonha", do governo federal, o ministro disse que o programa foi lançado para atender a todas as regiões do país, mas colocou o Nordeste como prioridade.

- Lançamos o "Rede Cegonha" preocupados em investir na qualidade do pré-natal até assistência dentro hospital no parto e nascimento do bebê. Temos como objetivo combater o alto índice de mortalidade materna e infantil, principalmente, no Nordeste. Vamos ampliar os leitos das UTIs Neonatal, Pediátrica e Materna. Tivemos uma reunião, ontem, com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela definição das bolsas médicas de residências. Vamos ampliar as escolas médicas no país. Portanto, essas são algumas das ações fundamentais do "Rede Cegonha" - esclareceu.

O ministro da Saúde conversou, na desta sexta-feira (29), com um 'pool' de jornalistas de todo o país, sobre a saúde no país, no programa Bom Dia Ministro, transmitido pela rede EBC Serviços.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário