terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Detentos vão ter chip de monitoramento nos pés

Todos os detentos da Casa do Albergado deverão receber tornozeleiras para evitar fugas ou desvio de trabalho de quem está no regime semi-aberto.

Juiz Raimundo Barros, da 9ª Vara Criminal.
 

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) estuda o uso de tornozeleiras com chip em presos de justiça que se encontra em regime semi-aberto para o monitoramento no ambiente externo a cadeia.

A medida deverá ser tomada para evitar com que exatos 116 detentos instalados na Casa do Albergado, antigo Crisma (sistema prisional feminino), onde também funcionou a Delegacia Metropolitana, no retorno do Olho D’água, fujam ou mesmo deixem de cumprir a devida carga horária de trabalho.

Para aderir ao sistema tecnológico, onde os detentos passam a ser monitorados pelo equipamento, os representantes da SSP deverá se reunir no início do primeiro semestres de 2011 para discutir junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça (TJ), e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre como seriam as adequações. O secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes, ressaltou a importância e defendeu a implantação.

“O equipamento eletrônico é muito mais rápido e muito mais ágil. A partir do momento que você tem uma série de parâmetros e que se coloca o controle eletrônico, se o preso ainda sair do perímetro que fica o local de trabalho, automaticamente o alarme dispara, onde se envia uma equipe para saber o que ocorreu. O preso da mesma forma, também estará ciente do que foi acordado, e se, caso ele exceda o limite das regras, o mesmo terá suas punições como regressão de vigia dele”, comentou o secretário.
 
Fonte: O Imparcial / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário