sábado, 13 de novembro de 2010

Municípios em situação de alerta contra dengue

Até o momento, Caxias, Imperatriz e Timon estão em situação de alerta.
O Estado



SÃO LUÍS - A nova avaliação nacional das informações sobre infestação por larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, mostra que no Maranhão, das cinco cidades que enviaram as informações do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) até o momento, três estão em situação de alerta: Caxias, Imperatriz e Timon. São Luís, que no último levantamento, realizado em 2009 teve como resultado a situação de alerta, agora apresenta índice satisfatório.
A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município. Neste ano, 425 cidades estavam programadas para participar do LIRAa. Ano passado, foram 169.
Do total de municípios previstos para este ano, 300 já enviaram as informações ao Ministério da Saúde até o momento. Em outras 118 cidades, o estudo está em andamento – e sete inicialmente previstas decidiram não realizar o levantamento.
A divulgação do LIRAa 2010 é simultânea ao lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue para reforçar o alerta que vem sendo feito pelo Ministério da Saúde desde setembro, quando foi lançada a ferramenta Risco Dengue.
Este ano, a campanha aumentará o tom de alerta, com o testemunho de pessoas que tiveram dengue e lembrando as que morreram em decorrência da doença.
“Embora o grau de conhecimento das pessoas sobre a doença e a prevenção seja alto, em torno de 96%, o brasileiro sabe que tem papel fundamental na eliminação dos focos do mosquito, o que ainda é um desafio no Brasil. Prova disso é o resultado do LIRAa deste ano”, alertou o ministro José Gomes Temporão.
Ferramenta - A nova ferramenta, lançada em setembro deste ano pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems), combina cinco critérios para avaliar o risco de epidemias de dengue nos Estados – incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito transmissor, tipos de vírus da dengue em circulação, densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário