quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Meia tonelada de vísceras bovinas contaminadas são apreendidas em SL


Central de Notícias
Uma equipe comandada por inspetores sanitários da Coordenação de Inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) apreendeu meia tonelada de vísceras bovinas transportadas clandestinamente sem condições higiênico-sanitárias e sujeitas à contaminação. O transporte irregular fere as normas legais do Ministério da Agricultura.
(Foto: Divulgação)
De dez carros abordados, quatro foram autuados em flagrante por diversas irregularidades, como veículo de carroceria aberta sem qualquer proteção, falta de cadastro específico na Prefeitura de São Luís e certificado sanitário.
Para manter a cadeia do resfriamento de carne fresca funcionando regularmente em São Luís, a Prefeitura da capital, através da Coordenação de Inspeção da Semapa, mantém um grupo de médicos veterinários, acompanhando diariamente as condições de abate de animais nos abatedouros industriais. A equipe fiscaliza o resfriamento das carcaças a sete graus centígrados para eliminar micro-organismos prejudiciais à saúde humana, regulamentando e controla o transporte do produto até as feiras, mercados públicos e açougues.
Regularização da cadeia - O município de São Luís possui quatro abatedouros industriais licenciados pela Prefeitura e responsáveis pelo fornecimento de carne fresca para toda a área metropolitana da capital. Diariamente, são abatidas cerca de 600 cabeças de gado e 250 cabeças de suínos.
No primeiro semestre deste ano, a promotora da Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, comandou uma blitz aos abatedouros, oportunidade em que constatou uma série de irregularidades. Os abatedouros foram fechados parcialmente.
Logo depois, o Ministério Público estabeleceu um prazo para que os empresários promovessem as reformas definitivas. Por outro lado, a Semapa promoveu uma fiscalização mais intensiva. De acordo com a coordenadora de Inspeção, Rosany Aranha, “o secretário Júlio França já encaminhou o relatório final de inspeção às Promotorias de Defesa do Consumidor e Saúde”.
A ação de Semapa contou com a parceria da Aged, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Maranhão.
As informações são da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário