quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ex-prefeito e ex-primeira dama de São Pedro d’Água Branca são libertados




O casal teve a favor um Habeas Corpus, deferido pelo Tribunal de
Justiça, através do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf
Por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA), através do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, o ex-prefeito de São Pedro d’Água Branca, Idélzio Gonçalves de Oliveira, o "Juca", e a ex-primeira dama do município, Edilane Pereira do Nascimento, foram colocados em liberdade.
Na verdade, o que houve foi o relaxamento da prisão do casal, através de Habeas Corpus com pedido de liminar. Na visão do desembargador Jorge Rachid, não estariam presentes os pressupostos para a decretação da prisão preventiva dos acusados.
De acordo com o desembargador, a decisão do juiz de base é carente de fundamentação legal para que a prisão fosse decretada.
O magistrado alegou que o casal tem residência fixa, não possui antecedentes criminais e não há contra eles qualquer processo criminal em trâmite.
O casal foi colocado em liberdade ainda na madrugada do último domingo.
Suspeitos – O ex-prefeito e a ex-primeira dama foram presos como suspeitos de ser os mandantes do assassinado de Osmar Luna Peixoto, que ocorreu no dia 9 de setembro de 2007, na Rua Iracema, Nova Imperatriz.
Juca e Osmar eram aliados políticos e a vítima ocupava o cargo de secretário do Meio Ambiente de São Pedro d’Água Branca. Segundo informações da delegada Nilmar da Gama Rocha, que investigou o caso, foi por conta de uma desavença política que Osmar Luna foi assassinado.
O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram Osmar Luna é o Cabo da Polícia Militar do Pará, Paulo Sena Aleixo, o "Cabo Sena", que teria sido contrato pelo casal por R$ 20 mil. O policial foi preso e se encontra em uma das celas do Quartel do 3º BPM.
Esse foi mais um crime que começou em uma cidade vizinha e veio acabar em Imperatriz, como vários outros que já aconteceram.

Operação prende quadrilha acusada de
assaltos a agências dos Correios no interior
Em uma operação realizada, na manhã desta segunda-feira (9), policiais Civis do município de Vargem Grande, distante 177 Km de São Luís, prenderam uma quadrilha especializada em realizar assaltos em várias cidades do interior do estado. Anderson Conceição Carvalho, Roberto Araújo Ferreira, Gilberlane Sousa Soares e Claudio Oliveira de Sousa foram capturados após um mês de investigação policial.
Em poder dos criminosos, a polícia apreendeu dois revólveres calibre 38, sendo um deles com a numeração raspada; um revólver calibre 32; mais de vinte munições de calibre 38 e 32, várias armas brancas; uma pedra de crack de 15 gramas, uma moto bross sem placa e mais uma quantia de R$ 3.800 mil em dinheiro.
Segundo informações do delegado de Vargem Grande, Odirlado Muniz Lima Filho, a prisão foi efetuada depois que a polícia obteve informações de que os criminosos estavam escondidos na cidade. Após averiguar a veracidade das informações, o delegado deslocou algumas equipes para efetuar a prisão dos integrantes da quadrilha. Depois de receberem voz de prisão, os assaltantes foram levados à delegacia para prestarem esclarecimentos.
Durante o depoimento, Anderson Carvalho confessou ser o proprietário da arma, porém não soube precisar quem teria sido seu fornecedor. Ainda na delegacia, o comerciante José Ferreira reconheceu o bando como autores de uma tentativa de assalto ocorrido no final do mês de julho, contra ele.
Todos os detidos foram autuados em flagrante de acordo com o Artigo 288 do Código Penal Brasileiro por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. Roberto Araújo Ferreira foi enquadrado também na Lei nº 11.343/2006 pelo crime de tráfico de drogas.
Outros Crimes - Contra o bando ainda pesam outros crimes. Eles são acusados de ter participado do assalto à Agência dos Correios nas cidades de Anapurus, Mata Roma e Urbano Santos.
De acordo com o delegado Odirlado Muniz, a suspeita da participação do bando nesses crimes em que eles estão sendo acusados, se confirmou porque o proprietário da moto roubada no assalto aos Correios em Mata Roma reconheceu o veículo após ser apreendida.
As investigações também continuarão, a fim de buscar mais informações que possam elucidar os roubos ocorridos nos Correios destas cidades. A Polícia ainda está aguardando a disponibilização das filmagens do Correios para comprovar a participação dos criminosos e concluir o inquérito. Eles estão presos da Delegacia de Vargem Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário