sábado, 21 de agosto de 2010

Armas somem do quartel da Cavalaria da PM em São Luís




O resultado de uma inspeção geral no Serviço de Cavalaria da Polícia Militar constatou que quinze pistolas (.40) simplesmente sumiram. A informação foi confirmada pelo próprio comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco.
De acordo com o comandante, a inspeção geral foi iniciada no mês de julho deste ano em todas as unidades da Polícia Militar no Estado. Franklin Pacheco explicou que, durante a inspeção, nesta sexta-feira (20), a PM deu falta das pistolas. O comandante da PM classificou o fato como uma "coincidência esquisita".
Ao perceber o sumiço inexplicável das armas, que são de uso exclusivo da Polícia Militar, cinco policiais do Serviço de Cavalaria da PM foram autuados em flagrante pelo desaparecimento das armas. Destes, dois são sargentos e três são soldados.
A punição também atingiu o comandante do Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar. O major, responsável por esta função, foi exonerado do cargo. Segundo o coronel Franklin Pacheco, a medida de afastamento e autuação dos policiais foi tomada porque eles eram os responsáveis pelas armas de uso do Serviço de Cavalaria. Isso porque, o local onde as armas deveriam estar guardadas possui acesso restrito, uma vez que fica localizado dentro do quartel.
"A lei determina a responsabilidade imediata da guarnição que se encontrava de serviço lá na Cavalaria. Nós determinamos a autuação em flagrante destes policiais. São cinco policias: dois sargentos e três soldados. Determinamos o imediato afastamento do comandante do Esquadrão de Cavalaria (major) e será sequenciado o respectivo inquérito e, com certeza, este armamento será recuperado", disse Franklin Pacheco.
Uma equipe da perícia esteve no Quartel da PM e, inicialmente, não encontrou vestígios de arrombamento na sessão onde o armamento é guardado.
Sob sigilo -
"Não vou poder revelar [os nomes] porque eles não têm culpa definida, autoria definida. Eles estão sendo autuados em função de uma responsabilidade administrativa. Portanto, não posso declinar os nomes pra que não haja constrangimento de ordem judicial e de ordem familiar pra esses policiais", explicou.
Em entrevista coletiva durante a tarde, o coronel Franklin Pacheco garantiu que será instaurado o inquérito policial militar e que os envolvidos serão exonerados da corporação.
Com relação aos nomes dos policiais que foram autuados em flagrante, nesta sexta-feira, o comandante da PM, coronel Franklin Pacheco, se recusou a revelar. O motivo alegado pelo coronel é de que não existem provas da participação destes policiais que, de acordo com Franklin Pacheco, foram autuados "em função de uma responsabilidade administrativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário